terça-feira, 25 de junho de 2013

Textos

                  Um tesouro enterrado no lixo

         Um tesouro dentro do matagal, da lama e do lixo, tomado por insetos, formigas, cupins e cobras de vários tipos. É claro que ninguém poderia imaginar que um dia este lugar fosse transformado num paraíso de arte e beleza. A transformação foi radical, como radical, dizem que as vezes somos. Mas, se duro e firme não fossemos, não teríamos conseguido transformar. Quando começamos desmatar, descobrir os limites do terreno e rascunhar a planta de como seria construído cada coisa, foi que tomamos consciência de que aquela aquisição seria muito mais importante do que pensávamos ser.Na primeira oportunidade que paramos pra descansar, escrevemos o seguinte texto: ―... um lugar calmo, bonito, de clima agradável, com cheiro de natureza, num espaço privilegiado, de onde se tem uma ótima vista de belas paisagens. Linda visão do nascer , pôr-do-sol e o mais importante, ao lado do santuário, de onde tenho belíssimos ângulos da imagem de Frei Damião a testemunhar e abençoar meus sonhos e planos, ao lado de quem me acompanha me valoriza e torce pelo meu sucesso. ― Após 4 anos de muito trabalho, teimosia, determinação e perseverança, sobrevivendo, com nossos próprios recursos, nos emocionamos ao ver documentado nas primeiras fotos a coragem que nos fez resistir aos desafios. (No decorrer desses 4 anos, levantamos diariamente, das 4 as 5 da manhã, arrancamos toco, carregamos pedra, exposto a chuva fria ou sol causticante, incluindo sábados, domingos e feriados.). Durante esse período, modificamos a geografia para demarcar os locais aonde seriam implantadas as estações e a trajetória a ser percorrida pelos visitantes. Salvamos árvores, plantamos flores, fruteiras e mais árvores. Saneamos as partes alagadas, limpamos lagos, construímos passagens, combatemos insetos, desenterramos toneladas de lixo e construímos espaços que antes pareciam impossíveis. E dentro desses espaços, promovemos encontros de cultura, onde reunimos amigos e visitantes para juntos celebrarmos a criação deste pequeno paraíso chamado Museu Caxiado, que haverá de crescer e ser aclamado sempre para que nós, eu e Fernanda, sejamos dignos dos frutos, da sementinha que plantamos.                              

  11 de outubro de 2012


  • Obstinação
  •         Construir um museu a céu aberto, "com a cara e a coragem”, é coisa rara! De domingo a domingo incluindo os feriados, das 04:00 as 18:00 horas, quebrando pedra; arrancando tôco tendo como lema: Fé em Deus, determinação e coragem! Esforços ao extremo e doses de loucura e, na dimensão desse projeto onde sou o servente e o arquiteto, o mestre e o aprendiz ( e, seja no inverno de frias madrugadas ou nos 40 graus de sol a pino) persisto na minha obstinação. Realizarei meu sonho com talento e criatividade, o indispensável apoio de Fernanda, a curiosidade dos anônimos, a força que me vem do alto e, Deus por testemunha.
Caxiado 21/10/2009
15:30:00

Importância das mãos

         Pelas mãos, executo milhares de comando enviados pelo cérebro! E nesse universo de opções, ­- onde tenho livre escolha para criar ou destruir, ocupo-me com a arte:
Posso desenhar; pintar; esculpir; escrever poesias ou textos; tocar teclado ou sanfona; compor e, além de tudo criar.
Posso, ainda, viver fantasias e tornar sonhos realidade.
E por entender a importância das mãos, sinto-me gratificado por ser útil, principalmente as demais criaturas.
Obrigado ó Deus!
31.10.2009


Pensamentos
"Tudo que um artista anseia da sua pátria, é o respeito:
o direito de ter uma vida condizente com aquilo que faz."
***
"Mais do que um artista, sou um herói:
aquele que vence obstáculos sem desanimar."
***
"É burrice subestimar a capacidade intelectual do artista."
***
"O reconhecimento, faz o artista produzir cada vez
mais, o melhor da sua arte".
***
"A arte me dá paciência, compreensão e, isso me
faz uma pessoa simples, humilde e equilibrada".
***
"A arte é dádiva de Deus! Através dela, expressamos
sentimentos, imortalizamos momentos e, marcamos época!".
***

3 comentários:

  1. Ação digna de elogios! Sua visão é de uma grandeza imensurável! Quero externar aqui toda a minha admiração por sua arte e intrepidez neste empreendimento de múltiplas riquezas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro João Paulo! Obrigado pelas palavras de incentivo e carinho. São pessoas de sensibilidade e amor a arte que nos dá forças para continuar. Abraços
      tita caxiado

      Excluir
  2. Parabéns, Meu Caro CAXIADO! Ao passar por Arcoverde, venha nos visitar na Faculdade (AESA) Queremos torná-lo conhecido de nossos alunos do Curso de Letras. Prof. Carlos Alberto Cavalcanti

    ResponderExcluir